quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bullying

Assédio escolar, comumente referido pelo anglicismo bullying, é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.
            No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Em janeiro de 2003, Edimar Aparecido Freitas, de 18 anos, invadiu a escola onde havia estudado, no município de Taiúva, em São Paulo, com um revólver na mão. Ele feriu gravemente cinco alunos e, em seguida, matou-se. Obeso na infância e adolescência, ele era motivo de piada entre os colegas.
Na Bahia, em fevereiro de 2004, um adolescente de 17 anos, armado com um revólver, matou um colega e a secretária da escola de informática onde estudou. O adolescente foi preso. O delegado que investigou o caso disse que o menino sofria algumas brincadeiras que ocasionavam certo rebaixamento de sua personalidade. Vale lembrar que os episódios que terminam em homicídio ou suicídio são raros e que não são poucas as vítimas do bullying que, por medo ou vergonha, sofrem em silêncio.
Bom, todas essas informações são baseadas em estudos sérios. Entretanto, esse assunto é, realmente muito complexo! Só as pessoas que realmente passaram por essa dificuldade entendem o que é o bullying (não desconsiderando todos esses profissionais).
O real problema é que as pessoas que sofrem o bullying, em sua maioria, não conseguem compartilhar o que esta passando com alguém, principalmente com seus pais... É necessário entender que esse assunto é muito delicado, e que afeta de modo incalculável  o presente e principalmente o futuro do agredido.
Assuntos sérios precisam de soluções sérias e rápidas!
Já esta na hora de alguém fazer algo. Seja o presidente da República, o ministro da Educação, o diretor da escola, o professor, ou mesmo os alunos que presenciam calados e bestializados esse tipo de covardia! Mexa-se! Seja diferente! Não seja mais covarde do que o IMBECIL que pratica o bullying! Os explorados precisam de voz, e a sua pode fazer a diferença.

                                       #Sara Romão

Um comentário:

  1. Concordo Sarita,
    quem pratica bullying é um IMBECIL !
    Seu blog tá d+!
    Atualizei o meu !
    :*

    ResponderExcluir